Em outubro do ano de 2022 – ano vigente, acontecerá as eleições 2022 para eleger presidente, deputados federais, deputados estaduais, governadores e senadores.
Nesse sentido, a previsão é que esse período de eleição cause oscilações nos mercados financeiros, de maneira que demande uma atenção maior para quem deseja realizar investimentos, principalmente em ações da bolsa de valores.
Notícias
É possível trocar moedas raras de 1 REAL por até R$ 10 mil: Entenda e veja como
Recentemente, colecionadores de moedas e notas vêm oferecendo preços altos para adquirir os itens raros.
Você permanecerá no nosso site
Isso acontece, porque normalmente o período eleitoral causa grande oscilação no mercado financeiro.
E aqueles desejam aguardar o resultado das eleições para efetuar investimentos nos melhores investimentos no período de eleições, precisam estar atentos a esse período e volatilidade do mercado.
A seguir, conheça os melhores investimentos no período de eleições.
Perspectivas sobre o período de eleições e investimentos
As eleições irão influenciar os ativos e consequentemente os melhores investimentos no período de eleições.
De acordo com especialistas, no período pré-eleitoral – até outubro é necessário fazer ajustes no portfólio.
Ademais, outro ponto importante, é que esse momento não é o de sair da bolsa de valores, mas o de buscar ativos de rendimentos de longo prazo.
Esse momento de eleição, deve ser um momento de preparação, diante da grande oscilação futura.
Desse modo, é um momento de buscar compreender as dinâmicas de retorno para quem investe em ações.
Como também, ficar atento ao comportamento das empresas dentro e fora da bolsa, visto que nem sempre haverá boas oportunidades de investimento na bolsa.
Além disso, quanto a situação pós-eleitoral, é esperado que a curto prazo ocorra um crescimento do Ibovespa, por no mínimo seis meses.
Isso ocorre em resposta ao alívio do contexto de incerteza que relaciona o índice da B3.
Mas, passado esse tempo, o segmento a ser favorecido e mais vantajoso, depende do vencedor da disputa as eleições presidenciais.
Nesse sentido, de acordo com o especialista, ambos os lados são favoráveis ao mercado financeiro.
Dessa forma, de um lado há um discurso mais assistencialista e de outro existe um discurso mais conservador.
Por fim, a partir de quem ganhar a disputa a presidência do país, será possível saber quais empresas devem crescer na bolsa de valores e quais os melhores investimentos no período de eleições.
Melhores investimentos no período de eleições
Os melhores investimentos no período de eleições variam de acordo com o investimento.
Desse modo, dentro os títulos privados mais indicados para fazer investimentos, estão os CDBs – Certificados de Depósito Bancário, os LCAs – Letras de Crédito do Agronegócio e LCIs – Letras de Crédito Imobiliário.
Essas alternativas de investimentos entram na categoria de renda fixa e podem ser consideradas entre os melhores investimentos no período de eleições, para aqueles que desejam aguardar o resultado das eleições de 2022 para realizar maiores investimentos na bolsa de valores ou fazer alterações significativas na carteira de investimentos.
No entanto, a recomendação de estratégia é destinada a investidores com dinheiro novo e não precisam de liquidez em prazo curto – aqueles que conta com reserva de emergência.
Além disso, segundo especialistas, não há sentido em retirar valores investidos em outras aplicações para investir em um fundo pós-fixado com vencimento curto.
No contexto de pessoas que se enquadram nesses requisitos, a recomendação é escolher ativos pós-fixados relacionados a CDI – taxa de referência da renda fixa que acompanha a oscilação da taxa básica da economia, Selic.
Nesse sentido, existem algumas alternativas fornecidas para clientes novos que pagam até 230% do CDI, com taxas atrativas ou por ativos isentos.
Ademais, os investimentos relacionados a inflação, tendem a ser investimentos interessantes.
Contudo, é indicado escolher ativos pós-fixados relacionados a CDI, porque existem ofertas mínimas com prazos menores.
Por fim, não são indicados os investimentos pré-fixados, porque a taxa de remuneração ficará defasada, visto que hoje estão em torno de 14%.
Notícias
BC sobe juros básico para 13,75%: Veja como isso afeta você!
Recentemente, houve um anúncio de que o Comitê de Política Monetária – Copom que pertence do Banco Central iria se reunir para falar sobre os juros básicos.
Você permanecerá no nosso site
Investimentos de renda fixa
Entre os melhores investimentos no período de eleições estão as aplicações em renda fixa.
Desse modo, no momento da contração, o cliente sabe a rentabilidade estabelecida, com taxas fixas, pré ou pós-fixadas.
Além disso, essa categoria de investimentos pode ser considerada por investidores mais conservadores, que buscar investir com mais segurança.
Nesse sentido, esses investimentos são mais seguros, porque existe o FGC – Fundo Garantidor de Créditos que cobre investimentos de renda fixa de até R$ 250 mil por CPF e por instituição.
Fonte: FDR