Como não é nenhuma novidade, sabemos que o Cadastro Único ou CadÚnico como também é conhecido, se trata do principal meio do governo incluir as famílias brasileiras de baixa renda nos programas sociais federais.
NOTÍCIAS
Auxílio Brasil e Vale Gás de R$ 700 confirmado para Agosto!
Neste momento, com o aumento da tarifa média dos dois benefícios, o Ministério da Cidadania adiantou a data em 9 de agosto para iniciar o cronograma de pagamento, o calendário original só teria início em 18 de agosto.
Você permanecerá no nosso site
Como, por exemplo, o Auxílio Brasil (antigo Bolsa família) e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Sem contar que por meio dele, também funcionou e ainda funciona o Auxílio Emergencial. Mas, vale destacar que é muito importante atualizar Cadastro Único.
Com tantas filas para atualizar o Cadastro Único no país inteiro, o Governo Federal resolveu aumentar o prazo para que os brasileiros atualizem a situação do seu cadastro. No entanto, a atualização consiste em dois tipos: a Revisão Cadastral — aplicável às famílias que tenham atualizado pela última vez entre 2016 e 2014 e a Averiguação Cadastral — aplicável às famílias que possuem discordância nos dados fornecidos ou cruzamento de informações em outras fontes. A atualização está aberta desde fevereiro e cobre cerca de 8 milhões de famílias.
Além disso, vale destacar que se o beneficiário não atualizar Cadastro Único, corre o risco de ser suspenso dos benefícios e até mesmo ser cancelado. Assim, para as famílias que não atualizarem seus cadastros, tem a possibilidade de exclusão em 2023. Estas informações são usadas também pelos estados e municípios, com a finalidade de implementar políticas públicas.
No entanto, está cadastrado no Cadastro Único e manter ele sempre atualizado, não garante acesso aos benefícios do governo, cada um tem seus requisitos e você precisa atender a eles também.
Sobre atualizar Cadastro Único
No momento em que uma família faz o seu Cadastro Único, ela se compromete a fazer a atualização dos dados sempre que as características do domicílio ou da família mudarem, ou no máximo a cada dois anos. Nesta opção, o cidadão busca de forma livre os postos de atendimento do CRAS ou Cadastro Único para atualizar seus dados. Mas os poderes públicos, por meio dos governos federal ou municipal, também podem convocar as famílias para as atualizações por carta, telefone ou qualquer outro meio.
Portanto, quando os dados estão atualizados, as entidades podem entender de forma precisa a situação de sua família e a participação da mesma para os programas sociais. E para receber as informações sobre os programas sociais, são utilizadas as últimas informações cadastradas.
Todos os anos, o governo federal promove uma operação de revisão cadastral, onde as famílias que possuem seus dados desatualizados são obrigadas a atualizar seus cadastros. Portanto, se as famílias não atualizarem seus dados por mais de 4 anos, seus registros poderão ser excluídos do Cadastro Único.
Os familiares também podem ser convocados para realizar uma averiguação cadastral. Contudo, nesta operação, os dados dos familiares passam por um processo de validação em que são comparados com informações de outros bancos de dados, como carteiras de trabalho formal ou benefícios previdenciários. Caso sejam encontradas inconsistências, as famílias são acionadas para atualizar seus registros. Então, se não atualizar Cadastro Único, seus dados poderão ser excluídos do cadastro ao final do processo e perder os benefícios sociais.
O que deve ser atualizado no CadÚnico?
Mesmo que seja exigida pelo Ministério da Cidadania uma atualização a cada dois anos do Cadastro Único, existem outras situações que exige a atualização, como, por exemplo:
- Quado família muda de endereço;
- Quando nasce ou falece um membro da família;
- Em caso de aumento ou redução da renda mensal;
- Quando as crianças mudam de unidade escolar;
- Quando uma mulher integrante da família está em início de gestação.
A atualização do CadÚnico está disponível de formas diferentes para as necessidades de cada família. Portanto, para quem deve fazer a Averiguação cadastral o prazo para atualizar é até 14 de outubro. Já para quem precisa fazer a Revisão Cadastral o prazo vai até 12 de agosto.
Como consultar dados do Cadastro Único?
FINANÇAS
Veja como ter uma renda extra através das ações da Petrobrás
Dinheiro extra, sem trabalho extra, apenas para possuir ações em seu nome.
Você permanecerá no nosso site
Você pode consultar seus dados e a situação cadastral de forma simples e rápida, usando apenas o aplicativo Meu Cadúnico. No entanto, para isso, você deve entrar no app e clicar na opção “Consulta simples”, e informar os dados pessoais solicitados. Feito isso, o aplicativo te mostrará algumas informações, incluindo se é necessário atualizar Cadastro Único. Assim, você fica informado de sua situação cadastral sem sair de casa.